Psicoterapia de casal é um recurso que exige o mais alto comprometimento e empatia entre duas almas, mais até que o pacto que selaram no dia do seu casamento, ou no nascimento de seus filhos.
Iniciar uma jornada em consultório em que não será o bastante ouvir o que o outro pensa e sente sobre a convivência contigo, mas provavelmente conhecer a sombra que corteja a si próprio na frente do outro e vice e versa. Estar preparado para este desnudamento do personagem que estamos confortavelmente atuando em nossa biografia, principalmente ao longo do casamento e estar dispostos a iniciar uma nova jornada do zero de mãos dadas com alguém, é um ato de coragem e que acima de tudo lhe levara a um novo lugar. Um lugar mais sincero!
Quando os filhos manifestam comportamentos desafiadores, teremos de estar dispostos a encarar aquilo como uma sombra nossa. Um espelho, um presente dado para podermos olhar profundamente o que não queremos ver.
Os papéis dentro da dinâmica familiar existente, sofrerão alterações muitas vezes surpreendentes.
O terapeuta não está no papel de juiz. Nem de testemunha. O terapeuta tem o papel de coletar pistas sobre as sombras e apresentar hipóteses até que alguma faça sentido. Quando o sentido é dado as resoluções aparecem.
A psicoterapia de casal é uma nova oportunidade de conhecer verdadeiramente aquele que te escolheu e foi escolhido para compartilhar a vida com você, SEM MÁSCARAS!
Texto: Thais de Castro